terça-feira, 3 de julho de 2007

Cogumelos gigantes recheados



Sou maluca por cogumelos de todas as espécies, exceto os venenosos, é claro. Pelo menos uma vez por semana eles entram numa preparação na minha cozinha. Já ouvi dizer que eles são ótimos para a imunidade, que as pessoas que os consomem regularmente têm menos gripes mas aqui em casa eles entram pelo sabor mesmo.

Na minha última visita à Casa Santa Luzia, passeando pela parte de hortifruti, dei de cara com esses cogumelos colossais. Nunca os tinha visto mas na hora idealizei fazê-los recheados e servir o prato com uma entrada. Não sei se a foto fará jus aos meninos mas eles tinham, em média, 11 cm de diâmetro.



Para prepará-los comecei tirando os caules e lavando os cogumelos Já ouvi dizer que não se coloca cogumelos embaixo da água mas eu não consigo simplesmente passar um paninho e depois comer. Deixei-os secando sobre um pano limpo.

Para o recheio utilizei 4 colheres de sopa de queijo de cabra amassado, 4 colheres de sopa de presunto cru picadinho, 4 colheres de sopa de ricota amassada, 1 cenoura ralada e 2 colheres de sopa de azeite.



Arrumei os cogumelos numa forma untada, polvilhei um pouquinho de sal sobre eles, recheei e polvilhei com uma mistura de queijo ralado com farinha de rosca. Eles assaram em forno médio por 20 minutos.

Decorei cada um com uma pimenta biquinho (que eu acho linda) e servi os ditos com torradinhas bem douradas. Acompanhados de uma boa taça de vinho, ficaram um arraso.

24 comentários:

Agdah disse...

Cláudia, e como é que eles chamam esse cogumelo aí?

Diogo disse...

Nossa Cláu!!!

Uma perdição é esse teu blog, isso sim... cada foto que faz a gente babar...

Adoro vir aqui ;-)

Bjão, Diogo

Agdah disse...

Cláudia, o nome cietífico é Agaricus bisporus
http://en.wikipedia.org/wiki/Portobello_mushroom
Tem uma foto no meio da página. Aqui chamam de Portobello e eu fiquei curiosa para saber como é chamado aí no Brasil

Gourmandisebrasil disse...

O seu filho tem sorte de experimentar ainda jovem muito sabores.
Se não me engano o cogumelo além de ser gostoso, tem potássio.
bjo, Nina.

semente de sésamo disse...

Tb adoro cogumelos, estes est~
ao com uma cara óptima!

Eli disse...

TAmbém gosto muito dos cogumelos. O seu prato ficou show! Eu acho você tão chique. :)

Joaninha disse...

Cláudia, o que eu dava para ir aí trincar esses cogumelos fantásticos. A combinação com o queijo de cabra deve ser deliciosa!!!!Mmmmmmmmmmm

Barbara disse...

Hummmmm... deliciosos, certamente.

Um beijo

www.trivialfenomenal.zip.net

Fer Guimaraes Rosa disse...

Clau, esses sao os portobellos, o bifao vegetal! tambem gosto muito, desse e de todos os cogumelos em geral. beijo!

Natércia Ramalho disse...

Menina você me mata de coração com essas coizinhas tão boas.um bjs Natércia)...

Anônimo disse...

Claudia, eu compartilho da sua paixão por cogumelos, a cada ida ao supermercado fico um tempo na seção que os dispõem e sempre acabo escolhendo uma bandejinha...esses enormes eu não vejo há um tempo mas também amo recheados. Da última vez que fiz retirei os caules, refoguei no azeite com cebola e alho picadinhos, misturei cream cheese, corrigi sal e pimenta do reino e recheei os ditos cujos. Levei para gratinar com um tantinho de parmesão em cima. Na hora de servir é só colocar salsinha picada e voilá!
Hummmmmmmm!
Beijos!

www.mangiachetefabene.wordpress.com

Anônimo disse...

Eu adoroooo cogumelos, por mim colocava cogumelos em todos os pratos rss.
Os seus ficaram mesmo apetitosos, já comia um ou dois.
Bjinhos ;)

Célia disse...

Dá para mandar pelo correio rsss.

Elvira disse...

Ai, tanto que eu gosto de portobello assim! :-)

laila radice disse...

ficaram lindos!!!e devem estar deliciosos!bjos

Neuma disse...

Claúdia, confesso a vc q não sou muito fã de cogumelos. Mas estes aí fiquei com vontade de provar :)
Aqui na Suécia eles gostam muito de um cogumelo q se chama Kantarell. São bem amarelinhos, bonitos e gostosos tb. Na época de verão e início de outono, os suecos costumam ir as florestas colhê-los. Aqui eles não lavam os cogumelos, passam somente uma escovinha ou pincel p tirar a terra.
Ah! Adorei os pedidos do Pedro. Essa comidinha dele é bem "sueca". Faz parte do menu das crian§as aqui. Elas adoram: korv och potatismos (salsicha e purê de batatas) :-)
Beijos

O Cravo da Índia disse...

Esses cogumelos são óptimos! E esses devem ter ficado uma delícia.

Heidi disse...

Claudia, lindo prato!!!
Abraços.

Heidi disse...

Claudia, lindo prato!!!
Abraços.

Brites disse...

Claudinha, este post está demais! Olha, adorei as fotos e a forma doce como nos descreves essa tua paixão por cogumelos.
Eu que não sou grande apreciadora de cogumelos fiquei com uma vontade louca de meter a mão no écran e tirar um destes fabulásticos cogumelos!
Beijinhos e parabéns!

Anônimo disse...

Cláudia eu tb sou maluca por cogumelos e o seu recheio achei delicioso!

Andrea disse...

Cláudia, eu AMO cogumelos! Os seus ficaram lindos!

Anônimo disse...

Também fiquei com vontade de provar estes cogumelos.
Beijos.

Diego disse...

Que maldade essa receita...Maldade comigo que não vou poder comer ela agora. Tá linda.
Bjos