Meu marido adora coelho. Ele já havia pedido um pratinho do animal mas eu, pela inexperiência, protelei bastante. Na semana passada dei de cara com coelho no Pão de Açúcar e resolvi prepará-lo. Fiz assim:
Ragu de coelho com polenta assada
1 kg de coelho
1 garrafa de vinho tinto
4 dentes de alho picados
3 folhas de sálvia fresca
2 ramos de alecrim fresco
5 cravos
1/2 colher de chá de canela em pó
sal
pimenta do reino moída
2 colheres de sopa de óleo
1 xícara de purê de tomate
Prepare uma marinada com todos os ingredientes exceto o purê de tomate. Mergulhe os pedaços de coelho e deixe por 24 horas na geladeira.
No dia seguinte, retire os pedaços de carne da marinada (não jogue fora) e frite-os no óleo. Depois que a carne estiver bem dourada, coe a marinada sobre a panela e descarte os temperos inteiros. Abaixe o fogo e deixe cozinhar lentamente até que o vinho todo desapareça (você deve escutar barulhinho de fritura na panela). Neste momento, adicione o purê de tomate e um pouco de água e deixe o purê virar um molho bem apurado.
Retire os pedaços de coelho do molho e elimine os ossos (ele estará tão mole que sairá só com o tocar do garfo). Retorne os pedaços sem osso para a panela, junte mais um pouco de água se estiver muito seco, e deixe ferver mais um pouco. É um prato demorado mas nada trabalhoso.
A polenta eu fiz de acordo com as instruções da polentina, coloquei num refratário e deixei esfriar. Depois cobri de muçarela e, um pouco antes de servir, levei ao forno até gratinar o queijo.
Os dois juntos fazem uma combinação bem interessante. Adoramos.
20 comentários:
Aqui também gostamos de coelho, eu adorei essa sua receita! Depois se quiser te falo o endereço de um açougue maravilhoso que você encontra não só coelho mas outras carnes diferentes também!! O seu prato ficou um luxo!!
na casa dos meus pais sempre tinha coelho em ocasioes especiais, mas eu nunca consegui nem provar. entao ate hoje sou inexperiente com relacao a essa carne. sei la, quem sabe um dia.
ja a polenta, essa eu traço sem problemas! ;-)
beijao, Clau!
Como já não sou chegada a carnes, nunca tive nem vontade de provar coelho hehehehe
Eu pensei durante algum tempo que não se comia coelho no Brasil... Pelos vistos, há quem goste, finalmente! :-)
Deliciosa, essa sua receita, Cláudia.
Bjos.
Esta sua receita tem um aspecto maravilhoso!!! Pena eu não gostar de coelho... pode ser que um dia comece a comer =)
bjs
Cláudia mas que boa a sua receitinha amei mesmo.um bjs Natércia))
Cláudia querida, vi que se interessou pelo endereço, o açougue chama Porco Feliz e fica no mercado municipal. Eu compro deles já algum tempo e eles entregam em casa e tudo muito fresquinho uma carne muito bonita e tem todos os cortes. Muita coisa diferente eu gosto muito do trabalho deles. O site deles http://www.porcofeliz.com.br
Espero que você goste amiga!
Oi, Cláudia! Muito apetitosa sua receita. Se quiser, tenho uma receita tradicional francesa de coelho com mostarda de Dijon. Nunca fiz, mas não tem como ser ruim. Qualquer coisa, me escreve que mando por e-mail. Beijos e obrigada pela visita!
Menina, vc sempre prepara essas coisas assim diferentes e inusitadas. Apesar do povo do nordeste ter fama de comer tudo que se mexe, eu nunca comi coelho...
Adoro coelho e o seu deve ter ficado muito bom...
Este ragu parece suculento, está desfiando! Aqui em casa ninguém gosta de coelho só eu. bjo, Nina.
Se estiver bem temperado até como uma perninha.
hiiii !!! Achei graça essa sua maneira de preparar o kiwi.
têm que vir cá a casa
e convencer os meus "
Uma BOA DONA de CASA não desperdiça nada.
Cá em casa comemos coelho algumas vezes, das mais variadas maneiras. A sua receita de coelho parece-me muito boa.
Claudia nunca experimentei coelho tenho peninha dele,é tão bonitinho,aliás não como nenhuma carne diferente,acho que é costume.Beijo
Claudia, nunca experimentei carne de coelho, confesso ter curiosidade. Este prato ficou bastante apetitoso.
Uma única vez comi coelho, Cláu, quando era criança, pensando ser frango, risos.
O seu prato ficou bem sofisticado e parece delicioso!
Também já ando á imenso tempo a querer preparar um prato de coelho, mas confesso que cada vez que o vejo no talho faz-me um pouco de impressão e, confesso, pena... Mas se for a pensar também tenho pena das vaquinhas, dos porquinhos... e se me ponho a pensar muito nem os consigo comer...
Tudo isto para dizer que o seu tem um aspecto fantástco! Bjs!
Cláudia, eu gosto de coelho, apesar que procuro não pensar muito, pois são muito fofinhos. É mais fácil ir ao supermercado e comprar, mas no meu caso, o meu sogro faz criação de alguns coelhos e enquanto eles não vão para a panela, ficam de colo em colo com as crianças. Então eu trago limpo e congelado, e falo para as crianças que este é do supermercado. Ai, que pecado mentir! Mas o que vou fazer?
bjs
Nós gostamos de coelho e este está uma delicia, só de olhar a foto...
Beijoka.
Eu tenho imensos coelhos em casa ... congelados, claro! Eu não como, porque não gosto do sabor da carne, mas o meu marido adora!
É uma carne muito boa e pouco gorda.
Beijinhos.
Postar um comentário