Pessoas legais, estou apaixonada por feijões. Eles são tão lindos, versáteis, saborosos e nutritivos e, ainda por cima, há tantas variedades que servir feijões com frequência está longe de transformar sua mesa num local monótono. O escolhido da vez foi o feijão akuki, aquele miudinho que os japoneses utilizam para fazer doces (que eu adoro, por sinal).
FEIJÃO AZUKI
Sopa de feijão azuki
Comecei deixando o feijão, já escolhido e lavado, de molho por 1 hora. Coloquei-o na panela de pressão de deixei cozinhar por 10 minutos. Abri a panela e coloquei 2 linguiças calabresas inteiras, 300 gr de costelinha de porco defumada (deixei de molho por 1 hora e depois aferventei para tirar o excesso de sal) e 700 gr de abóbora em cubos. Deixei a mistura ferver (adicionei mais um pouco de água fervendo porque estava muito seco) até a abóbora ficar macia mas sem desmanchar. Coloquei um pouco de sal.
Para servir eu coloquei fatias de bacon numa frigideira bem quente. Deixei uns 3 minutos de um lado e um pouco menos tempo do outro. Descansei em papel absorvente e surgiram uns chips de bacon maravilhosos. Só um lembrete, ao sair da frigideira o bacon ainda está muito quente e, por isso, ele ainda fica meio amolecido. Ao esfriar um pouco ele fica crocante.
Foi uma comida reconfortate para uma noite friazinha como a qua fez em São Paulo ontem. A família toda aprovou. Espero que gostem.
20 comentários:
Claudia que linda a cumbuca de sopa! Sabe que eu também amo o doce de feijão e ainda não experimentei a sopa de feijão feita com esse feijão mas logo logo te conto o que achei?! :)
Adoro sopas em geral, mas a de feijão me lembra minha infância quando íamos para casa da minha avó paterna e sempre tinha sopa de feijão no jantar, delícia. Bjs. :P
Sou também apreciadora de feijão. Acho que ainda nunca como da variedade azuki. É mais parecido com o preto ou com o vermelho...?
quanto tempo de nao como feijao azuki--desde que sai do Brasa, eu acho. gostava muito desse feijao e adorei a sua feijoadinha, estou quase na hora do almoco aqui [tic-tic contando os minutos] e me deu uma FOOOOOOMEEEEE!
tambem arreparo nas suas coisinhas, cumbucas, copo, tudo lindo, Clau! :-)
beijo,
Claúdia, querida. Q post belo e reflexivo (o anterior) sobre comida e preconceito.
Realmente o mundo está precisando disso...de amor...de união.
Linda sua mesa com produtos de várias partes do mundo, td juntinho dando um sabor especial na sua refei§ão, né?
Ih...mas faltou qq "coisinha" sueca...rsrsrsrs.
Qto a sopinha de feijão parece deliciosa. Não gosto de feijão mas gosto de sopa de feijão...dá p entender? rsrsrsrs
Bjos
Claudia mais q maneira mais deliciosa de comer o azuki! desde q sou titica minha mae fazia este feijão pra gente, e confesso q é uma das variedades q mais gosto, mas a briga é boa no mundo vasto dos feijoes! bjos
Na minha casa o feijão sempre foi consumido como um cozido, mas agora com o tempo esfriando a idéia de sopas é convidativa. A gente acaba fazendo sempre as mesmas sopas, é bom variar um pouco.
bjo,
Nina.
Olá minha querida, antes de mais quero agradecer a sua generosidade e simpatia, por me deixar sempre um comentário simpático.
Obrigada por todo o apoio.
Quanto ao feijão eu também gosto imenso. Confesso a minha ignorância ao não conhecer este tipo de feijão, mas hei-de ver se consigo encontrar e fazer este prato que me pareceu bem delicioso!
Beijinhos, e, mais uma vez obrigada!
Isto parece-me delicioso!
Que lindo prato!
Este feijão é óptimo, principalmente porque faz tão bem à saúde.É dos melhores alimentos que existem. Beijos
Cl�udia obrigado pela visita no Cuecas na Cozinha. E fala a verdade o que h� de melhor que a Comfort Food?
Ah, esqueci! Também te coloquei nas Prateleiras da minha cozinha.
Claudia querida, achei um máximo esta idéia! Sabe que só comi o feijãozinho azuki, no docê japones por nome de Manjú! Não sei se o conhece, é muito bom também!
Abraços.
Amiga o seu prato está uma maravilha como todos que são sempre deliciosos um bjs Natércia...
Claudia é uma ótima dica para o frio que esta vindo de SP e chegando aqui no Rio!Beijo
Quando vejo o feijão azuki me lembro da minha mãe, que sempre me falou das suas propriedades benéficas. Além disso, ele fermenta menos que os que usamos corriqueiramente no Brasil. Confesso que ainda não tinha imaginado comê-lo dessa maneira. Fiquei com vontade de fazer e vou indicar a receita para minha mãe também. Abraços.
Cláudia, estou sempre a aprender com o seu blog, o que é óptimo! Não conhecia esse feijão nem a sua utilidade. Essa sopa deve ser fantástica. Bjs!
Coloquei um link do seu Comfort no meu blog também. :)
Cláudia, esta sopa está super sofisticada no visual, e com certeza está divina pelos ingredientes. Tomara que faça mais frio, para podermos provar todas essas sopas que estamos aprendendo!
bjs
Cláudia
Nossa, que sopa diferente essa.
Adorei. Nunca provei esse tal feijão azuki. Vou ficar atento pra ver se esbarro com ele por aí.
Bjos
Diego
Postar um comentário