terça-feira, 19 de junho de 2007

Um linguado e seus acompanhamentos



Ontem eu queria uma refeição bem leve para compensar os abusos do final de semana. Resolvi fazer um peixinho e dois acompanhamentos. Aí vão eles:



Temperei 3 filés grandes de linguado com sal, limão, dill fresco e DUKKAH, um preparado em pó que a Bombay tem no mercado que contém avelã, pistache, gergelim, coentro, cominho, sal e pimenta do reino preta. Deixei marinar por uma hora e depois descartei os ramos de dill e grelhei os filés.



O primeiro acompanhamento foi um couscous marroquino ao qual juntei um refogado que continha um punhado de ervilhas congeladas, um punhado de cenoura ralada e um pimentão vermelho pequeno picado.



O segundo acompanhamento eu fiz colocando flores de couve-flor já cozidas em um refratário e temperando com sal e pimenta do reino. À parte preparei um molho com dois copos de coalhada, 1 colher de sopa de zaatar, 2 colheres de sopa de azeite, 3 colheres de sopa de azeitonas verdes picadas e 3 colheres de sopa de tomate seco picados e sal. Coloquei o molho sobre as flores e salpiquei um pouquinho de queijo ralado. Levei todo mundo ao forno para gratinar.


A combinação ficou muito saborosa embora eu a tenha achado monocromática. Dá próxima vez acrescentarei uma corzinha a mais. Beijo a todos.

11 comentários:

Elvira disse...

Um peixe tão chique como é o linguado merece esses acompanhamentos divinais.

Parabéns, Cláudia. :-)

Patricia Scarpin disse...

Ficou maravilhosa a combinação, Cláudia - e que interessante esse condimento que você usou!

Bárbara disse...

Monocromática ou não, a combinação ficou tudo de bom. Cheirosa ao extremo e precisamente saborosa, eu imagino. Claudinha, um beijo pra vc e boa semana!!!

www.trivialfenomenal.zip.net

Juinha disse...

Que monocromática que nada.. O linguado merece bem a companhia que lhe ofereceu, deve ter ficado uma delícia.

Cláudia disse...

Tudo parece estar uma delícia. A couve-flor com o molho de iogurtes e as especiarias deve ter ficado um show. Gostaria de ter ido à sua casa, mas, sabe, desculpe-me não deu. Ando muito ocupada...
beijão
Cláudia B.

Lídia disse...

Olá Cláudia,
Achei uma delícia.
Um beijo

Marcel Miwa & Nina Moori disse...

Oi cláudia,
Acho que agora estamos na época do ano em que os peixe que chegam aqui no sudeste estão mais fresquinhos e saborosos.
Quanto ao bolo de biomassa, você pode acrescentar 1/2 cup de chocolate em pó ou fazer com mascavo e farinha integral (também testei).
Nina.

Verena disse...

Claudia, coincidentemente tenho Dukkah em casa e nunca fiz com peixe! Vou testar! Adorei os acompanhamentos também! Delícia!
Um beijo!

www.mangiachetefabene.wordpress.com

Akemi disse...

Cláudia, que peixe delicioso e os acompanhamentos estão perfeitos! Fiquei apaixonada pelo seu prato, super chique, amiga!

S. disse...

Nossa Claudia, isso é judiar muito da gente hein? E esses temperos todos? deve ter ficado divino... adoro couve flor desse jeito, e peixe então... aff* *salivando*

Natércia disse...

Amiga que delicia o seu peixe,pena que o meu filho esse é chique demais para ele apanhar.um beijo Natércia...