terça-feira, 19 de junho de 2007

Um linguado e seus acompanhamentos



Ontem eu queria uma refeição bem leve para compensar os abusos do final de semana. Resolvi fazer um peixinho e dois acompanhamentos. Aí vão eles:



Temperei 3 filés grandes de linguado com sal, limão, dill fresco e DUKKAH, um preparado em pó que a Bombay tem no mercado que contém avelã, pistache, gergelim, coentro, cominho, sal e pimenta do reino preta. Deixei marinar por uma hora e depois descartei os ramos de dill e grelhei os filés.



O primeiro acompanhamento foi um couscous marroquino ao qual juntei um refogado que continha um punhado de ervilhas congeladas, um punhado de cenoura ralada e um pimentão vermelho pequeno picado.



O segundo acompanhamento eu fiz colocando flores de couve-flor já cozidas em um refratário e temperando com sal e pimenta do reino. À parte preparei um molho com dois copos de coalhada, 1 colher de sopa de zaatar, 2 colheres de sopa de azeite, 3 colheres de sopa de azeitonas verdes picadas e 3 colheres de sopa de tomate seco picados e sal. Coloquei o molho sobre as flores e salpiquei um pouquinho de queijo ralado. Levei todo mundo ao forno para gratinar.


A combinação ficou muito saborosa embora eu a tenha achado monocromática. Dá próxima vez acrescentarei uma corzinha a mais. Beijo a todos.

11 comentários:

Elvira disse...

Um peixe tão chique como é o linguado merece esses acompanhamentos divinais.

Parabéns, Cláudia. :-)

Patricia Scarpin disse...

Ficou maravilhosa a combinação, Cláudia - e que interessante esse condimento que você usou!

Barbara disse...

Monocromática ou não, a combinação ficou tudo de bom. Cheirosa ao extremo e precisamente saborosa, eu imagino. Claudinha, um beijo pra vc e boa semana!!!

www.trivialfenomenal.zip.net

semente de sésamo disse...

Que monocromática que nada.. O linguado merece bem a companhia que lhe ofereceu, deve ter ficado uma delícia.

Cláudia disse...

Tudo parece estar uma delícia. A couve-flor com o molho de iogurtes e as especiarias deve ter ficado um show. Gostaria de ter ido à sua casa, mas, sabe, desculpe-me não deu. Ando muito ocupada...
beijão
Cláudia B.

Lídia Lopes disse...

Olá Cláudia,
Achei uma delícia.
Um beijo

Gourmandisebrasil disse...

Oi cláudia,
Acho que agora estamos na época do ano em que os peixe que chegam aqui no sudeste estão mais fresquinhos e saborosos.
Quanto ao bolo de biomassa, você pode acrescentar 1/2 cup de chocolate em pó ou fazer com mascavo e farinha integral (também testei).
Nina.

Mangia che te fa bene disse...

Claudia, coincidentemente tenho Dukkah em casa e nunca fiz com peixe! Vou testar! Adorei os acompanhamentos também! Delícia!
Um beijo!

www.mangiachetefabene.wordpress.com

Akemi disse...

Cláudia, que peixe delicioso e os acompanhamentos estão perfeitos! Fiquei apaixonada pelo seu prato, super chique, amiga!

Sheila disse...

Nossa Claudia, isso é judiar muito da gente hein? E esses temperos todos? deve ter ficado divino... adoro couve flor desse jeito, e peixe então... aff* *salivando*

Natércia Ramalho disse...

Amiga que delicia o seu peixe,pena que o meu filho esse é chique demais para ele apanhar.um beijo Natércia...