terça-feira, 10 de abril de 2007

Creme de mandioquinha ao pesto

Ontem, a noite estava bem mais fresquinha aqui em São Paulo e por isso senti-me inspirada a fazer uma sopinha. Vasculhei a geladeira e encontrei algumas mandioquinhas e um alho poró bem bonito. Resolvi fazer um creme de mandioquinha com alho poró e, como havia um pesto de manjericão (homemade), coloquei uma colherada dele sobre a sopa. O sabor e o aroma ficaram inéditos.
Creme de mandioquinha ao pesto


Fatie o alho poró e coloque numa panela com duas colheres de azeite. Quando estiver refogado, junte as mandioquinhas descascadas e picadas e cubra tudo com caldo de legumes. Quando a mandioquinha estiver bem macia, bata o preparado no liquidificador, retorne à panela e junte uma xícara de creme de leite fresco ou, se não tiver, uma caixinha de creme de leite. Corrija o sal e seixe ferver uns 5 minutos.

Pesto

2 maços de manjericão
1 punhado de pinoles ou nozes
1 punhado de queijo ralado
1 dente de alho
azeite (o quanto baste)
sal (se necessário)

Separe as folhinhas do manjericão, jogue-as em água fervente e, quando tornar a leventar fervura, retire-as imediatamente e coloque-as numa tigela com água e gelo. Deixe esfriar completamente e escorra. (Este procedimento evita que o pesto escureça quando ficar guardado.
Coloque o manjericão escorrido e os demais ingredientes no liquidificador e, utilizando a função pulsar, vá acrescentando azeite até ficar com a consistência cremosa mas que ainda dê para identificar micropedacinhos dos ingredientes. Experimente para ver se precisa de sal, isso depende da quantidade de sal do queijo ralado. Pronto, é só servir sobre massas, sopas ou peixes.

Espero que gostem da combinação, ela cai muito bem em noites frias. Ah, as fotos eu capturei na Net, esqueci de fotografar antes de comermos. Coisas de blogueira novata. Um beijo.

2 comentários:

Julie Sol disse...

Gostei do saborzinho de manjericão.
Por aqui ainda esta frio.
Uma sopinha destas seria bem-vinda.

Obrigado pelo comentario.

Beijos e muitos sucessos.



Julie Sol

Eli disse...

Humm, mandioquinha é muito bom. Realmente num dia mais frio vai muito bem. A foto está tão bonita! Ja anotei a receita. :)