sexta-feira, 27 de abril de 2007

Vinagrete de caqui


O Rei da Quinzena no Colher de Tacho é o caqui. A princípio eu achei que era muito difícil pois nunca havia feito nenhuma preparação com a fruta. Depois de pensar bastante, cheguei à conclusão de que menos é mais e resolvi fazer um vinagrete de caqui. Um vinagrete bem tradicional daqueles que comemos em churrascos.

Utilizei no vinagrete 1/2 cebola micropicada, 3 colheres de salsinha micropicada e 1 caqui chocolate (maduro mas firme) picado em cubinhos. Temperei com sal, azeite e vinagre de maçã. Gente, ficou muito bom. O docinho do caqui cai muito bem com carnes mais salgadinhas como linguiça ou lombinho. O pessoal daqui de casa amou e esta é uma boa opção para invoar o churrasquinho. Um beijo.

8 comentários:

Lídia disse...

Olá Cláudia,
Adorei a ideia. Por aqui, a época do caqui já acabou, mas quando voltar vou experimentar. Em Portugal chamamos diospiro ao caqui.
Beijos e bom fim-de-semana!

Verena disse...

Nossa, amiga, que delícia! Adoro vinagrete e caqui e nunca pensei em juntar os dois. Vivendo e aprendendo, ainda bem! Beijos e bom feriado!

www.mangiachetefabene.wordpress.com

Bárbara disse...

Justo eu que amo um churrasquinho? Idéia anotada. O melhor é o chocolate mesmo? Sei que tem vários tipos, mas nem entendo a diferença entre eles. :-0

Claudíssima, obrigada pelas visitas ao TF. Um beijo e bom fim de semana. (www.trivialfenomenal.zip.net)

Akemi disse...

Também vou ficar de fora do colher desta vez pois não estamos na época de caqui...:-(
Adorei sua idéia de fazer vinagrete, deve dar mesmo um contraste delicioso!
Bom final de semana, amiga!

bia disse...

quando tiver caqui vou provar deste viangrete !

Cláudia disse...

Meninas, muito obrigada pelos comentários carinhosos. Beijo.

valentina disse...

Claudia, esta receita 'e barbara. absolutamente ambei. o caqui desapareceu daqui - so foi eu fazer o colher da quinzena e nao consegui achar nem unzinho.to no desepero.Assim que achar vou fazer este vinagrete pois fiquei enamorada.bjocas

Cláudia disse...

Bárbara, desculpe, esqueci de responder a sua pergunta. Você pode também usar o caqui fuiu (acho que é assim o nome). De qualquer forma, só use dos caquis que sejam firmes, os chamados caquis duros.
Valetina, pena você não encontrar mais caquis. Tenho visto caquis nos supermercados. Beijinho.