quarta-feira, 4 de abril de 2007

Torta de carne moída com banana



Ontem percebi que havia umas oito bananas nanicas totalmente maduras na fruteira aqui de casa. Passou-me pela cabeça fazer um doce ou um bolo, então lembrei-me de uma receita de torta de torta de carne moída com banana que havia visto no Terra Culinária. Preparei a receita mas fiz algumas adaptações no recheio que contarei para vocês a seguir:






Torta de carne moída com banana
Massa
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento
1 colher (chá) de sal
1/2 xícara (chá) de óleo
2 ovos
1/2 xícara (chá) de leite
1 gema para pincelar

Recheio
2 colheres (sopa) de óleo
1/2 kg de acém moído
1 cebola média picada ou ralada
1 maço médio de manjericão picado (usei salsinha)
1 xícara (chá) de molho de tomate
sal a gosto
4 bananas nanicas cortadas no sentido do comprimento
(coloquei, por minha conta, umas mussarelas de búfala picadas e ficaram ótimas)
Massa: peneire numa superfície lisa a farinha com o fermento e o sal. Faça uma cavidade no centro e junte o óleo (reserve 2 colheres de chá) e os ovos. Adicione leite aos poucos, misturando até obter uma massa homogênea. Em seguida, sove-a por 5 minutos, embrulhe em filme plástico e deixe descansar por 30 minutos.
Recheio: numa panela, aqueça o óleo e frite a carne moída, mexendo de vez em quando, até dourar e não ter mais líquido. Junte a cebola (eu pus um pouquinho de alho também) e refogue. Incorpore o manjericão (no meu caso a salsinha), o molho de tomate e o sal. Cozinhe por 5 minutos, mexendo de vez em quando, até obter um molho bem encorpado. Acerte o sal e retire do fogo.
Ligue o forno à temperatura média. Com o óleo reservado, unte uma forma de aro removível de 25 cm de diâmetro e enfarinhe. Abra a massa com um cilindro e forre o fundo e as laterais da forma (use 3/4). Espalhe a carne e, por cima, distribua as bananas (eu ainda coloquei a mussarela de búfala por cima das bananas). Abra o restante da massa e cubra a torta. Pincele com uma gema batida com um pouquinho de água. Leve ao forno pré-aquecido por 30 minutos ou até a torta dourar. Pode servir quente ou fria.
Posso garantir que ficou ótima. Servi com uma saladinha verde com pimentão amarelo picadinho e um quiabo refogado. O pessoal aqui em casa aprovou.
Desta vez as fotos não foram capturadas na Net, são mesmo da torta que saiu do forno aqui de casa. Um beijo.

7 comentários:

Maria.Helena disse...

oi Claudia, adorei a sua visitinha, e vim aqui retribuir!! Essa torta deve ficar uma delícia mesmo, adoro comida salgada com banana...rs!!

Ja vou colocar seu link lá no "Conversas".

beijocas
MH

Neuma disse...

Oi Claúdia!Agrade§o sua visitinha..apare§a mais vezes pois com certeza eu estarei por aqui novamente ;-)
adoro receitas com banana, é sempre uma delícia!
Aqui a gente costuma comer arroz doce no inverno com muita canela, a§úcar e um pouquinho de manteiga. Adoro!
Ih...o seu filhinho Pedro tem 7 anos :) Eu tb tenho um Pedro, q estará completando 1 aninho no próximo dia 24.
Tenho tb Ana Clara de 3 anos, ela é loirinha de olhos azuis igual ao pai mas Pedrinho "saiu" a mamma aqui...é moreninho de olhinhos pretos :-)
Beijos e tenha uma Boa Páscoa!

Eliana Scaramal disse...

Claudia que receita boa, fiquei aqui imaginando o doce da banana com recheio de carne moída. Adorei!

Carla Ventura disse...

Eu tb tenho vontade de fazer essa receita! Eu amo banana na comida. Não sei se é coisa de nordestino, mas um banana sempre cai bem com paçoca de carne de sol. E até mesmo quando a comida tá meio sem graça.

Barbara disse...

Meu Deus, era tudo o que eu precisava. Você não está entendendo, tudo o que eu mais amo e como de gosto nessa vida é um arroz fresquinho, feijão feito na hora, carne moída e banana (para espanto de muitos, claro)! Amei, amei essa torta, é tudo o que eu queria. Vou fazê-la no feriadão, obrigada pela dica. E obrigada pela visita! Um beijo (www.trivialfenomenal.zip.net)

Silvia Arruda disse...

Oi Claudia!! Que boa idéia essa combianção!! Eu já tinha visto algo parecido no blog da Eliana... deve ficar tudo de bom, né?
Bjos

fezoca disse...

Claudia, adorei essa misturinha de carne moida refogada com banana! Eu tenho um pouco de problema pra comer carne moida e assim com a banana, dentro da torta, deve ficar otima! Tenho que tentar essa receita. Obrigada e beijos,