quinta-feira, 19 de abril de 2007

Atum com gergelim

Acho que já deu para perceber que aqui em casa apreciamos muito os peixes, os frutos do mar e a cozinha oriental. Para o nosso jantar familiar de ontem preparei um atum bem simples e bem gostoso acompanhado de molho tarê e de um chutney de abacaxi cuja receita peguei no Depósito Damasco há algum tempo atrás. Devo dizer que a o chutney ficou muito bom. Aqui vai a receita:
Atum com gergelim


Temperei o atum com sal e pimenta, passei alho amassado pelo peixe e o empanei com gergelim (branco e preto misturados). Levei a uma grelha bem quente apenas untada com azeite de oliva. Fui virando o atum sem permitir que ele ficasse muito tempo de cada lado para que não cozinhasse demais e assim ficasse seco. Depois de passado por todos os lados e mal passado no centro, coloquei o peixe numa travessa e servi acompanhado de chutney de abacaxi e molho tarê, cuja receita não consigo me lembrar onde peguei.



Molho Tarê
1 xícara de chá de shoyu
1 xícara de chá de saquê
1/2 xícara de chá de açúcar
Misture bem os três ingredientes numa panela e leve ao fogo até ficar com consistência de caramelo. Fica ótimo para acompanhar qualquer tipo de carne. Eu sempre tenho uma bisnaga cheia dele na geladeira.
Servi o peixe com uma saladinha verde guarnecida de tomates cereja assados com manjericão. Espero que apreciem. Um beijo.

7 comentários:

Akemi disse...

Amiga, amei esta sugestão! Principalmente o fato do peixe ficar mal passado por dentro! Ahhh este vou fazer aqui em casa sem falta!

semente de sésamo disse...

Deve ser óptimo. Só tenho uma dúvida: gergelim será o equivalente ao que chamamos sésamo em portugal?? É que se for... ainda mais me conquista! Eu abuso das sementes de sésamo, adoro e acho que ficam bem com tudo. Não fosse o nome do meu blog semente de sésamo!!!! bjos

Cláudia A. disse...

Akemi, o atum mal passado realmente fica delicioso.

Juinha, o gergelim é semente de sésamo sim. Eu também uso e abuso dessa sementinha maravilhosa.

Beatriz Belliard disse...

Claudia, que delicia este prato, adoro atum e adoro gergelim !!

Karen disse...

Que receita gostosa! Faz tanto tempo que não faço nada com atum!

maria tereza disse...

A Akemi me indicou seu blog, porque havia pedido exatamente esta receita a ela.
Simplesmente adoro atum feito dessa maneira e tenho, aliás, tinha, que ir a São Paulo para poder comê-lo preparado dessa maneira!
Obrigada a Akemi, que é uma querida, e a você!
Maria Tereza

Cláudia A. disse...

Bia e Karen obrigada pela visitinha.
Maria Tereza que bom que você achou a receita através da indicação da Akemi. Espero que fique do jeito que você imagina.
Aguardo o retorno de todas vocês. Beijo meninas.