terça-feira, 17 de abril de 2007

Quinua brasileira e filé de frango oriental

Ontem eu estava num dilema, havia tirado uns filés de frango do freezer pensando em fazer uma canja. No momento de preperá-la, a canja já não me apetecia mais. Depois de muito matutar, resolvi fazer esta combinação que, ao que me parece, é inédita. Nomeei os pratos em razão dos ingredientes e temperos que coloquei em cada um. Vamos a eles:
Quinua Brasileira
1 xícara de chá de quinua em grãos
2 xícaras de chá de caldo de legumes
2 colheres de sopa de manteiga ou margarina
1 alho poró cortado em fatias finas
3 bananas passas picadinhas
1 vidro de palmito (300gr) em rodelas
Coloque a quinua numa tigela e jogue o caldo de legumes fervendo sobre ela.
Aqueça a manteiga numa panela, coloque o alho poró e refogue até que ele fique macio. Acrescente a banana passa e o palmito e deixe refogar mais um pouquinho. Junte a quinua com o caldo e deixe cozinhar até que o caldo seque.
Filé de frango oriental
Tempere os filés de frango com gengibre ralado, pimenta síria, mel, alho, óleo e sal. Deixe marinar por uma hora. Grelhe os filés e reserve. Na mesma panela, acrescente molho de tomate e iogurte natural e deixe apurar um pouco. Acrescente ervilhas e deixe levantar fervura novamente. Volte os filés para a panela e deixe que fervam no molho.

Pronto! Foi uma invenção rápida e que resultou num jantar bem legal. Espero que apreciem.

6 comentários:

Eli disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Manu disse...

Oi Cláudia!
Eu nunca comi quinua e tenho medo de experimentar. É bom mesmo? O mercado aqui perto de casa tem uma seção giga de produtos orgânicos, e tem um monte dessas coisas, incluindo "quinua real". Nunca experimentei, mais por medo do que por outra coisa. Mas achei a combinação bem diferente. Desculpe minha ignorância, mas é tipo uma farofinha?
Uma beijoca,
Manú.

Cláudia A. disse...

Manú, a consistência da quinua é mais parecida, se assim posso dizer, com o couscous marroquino. Ela é ainda mais molhadinha. Quanto ao sabor, sinto muito, mas tem sabor de quinua, além de ficar com o gostinho daquilo que cozinhamos com ela. Acho que vale a pena experimentar. Eu gosto bastante.

Smas disse...

Olá!
Aqui Macau! ;)
Obrigada por passar no meu blog.
Eu tenho uma curiosidade imensa sobre o quinua desde que no colher de tacho ele foi rei,mas ainda não consegui encontrar em Macau, aliás como não sei o que é nem o nome em chinês é mesmo bastante complicado procurar.
Bjs

Eli disse...

Mas que diferente! E deve ser mesmo muito saboroso, sabe que adoro frango né?! Então essa não vai me escapar. hehe

Fer Guimaraes Rosa disse...

adorei essa receita da quinoa. eu nao tenho muita sorte com esse grao, mas continuo insistindo! :-) beijao,