terça-feira, 3 de abril de 2007

Tradição da Semana Santa

Nasci numa família de imigrantes espanhóis que aqui no Brasil tentaram manter suas tradições e passá-las as novas gerações.
Não sei precisar se esta é uma tradição da região da qual meus avós vieram (Múrcia) ou se é uma tradição específica da minha família. O que sabemos é que na Sexta-Feira Santa, após uma bacalhoada espanhola no almoço, o jantar é sempre arroz doce.
Pois é, minha avó fazia arroz doce para o jantar, a avó de minha avó também, e isso continua até hoje. Eu mesma não consigo imaginar o final de uma Sexta-Feira Santa sem ter um prato fundo de arroz doce cremoso e morno, polvilhado com bastante canela, na minha frente. Como dá para perceber, não o comemos em pratinhos destinados para doces mas em pratos fundos mesmo, como uma refeição salgada.
A sensação que tenho é que o sabor dele "quebra" o salgado do bacalhau do almoço mas, mais do que isso, ele me aquece e reconforta. É como retornar à infância e lembrar dos tios, tias, primos e primas (inúmeros, aliás) se reunindo na pequenina casa da minha avó para comer o tradicional arroz doce.
Para constar, aí vai a receita de arroz doce que comerei na próxima sexta, desta vez na casa da avó de meu filho, também conhecida como minha mãe:




Arroz Doce

1 xícara (chá) de arroz
1 litro de leite
canela em pau
cravo
2 1/2 xícaras de açúcar
canela em pó

Coloque o arroz, o leite, a canela em pau e os cravos numa panela e leve-a ao fogo médio (se gostar acrescente também um pedacinho de casca de laranja sem a parte branca). Mexa sempre até o arroz ficar cremoso (caso o líquido seque antes do arroz cozinhar bem, acrescente água quente aos poucos). Quando o arroz estiver bem cremoso acrescente o açúcar e cozinhe mais um pouco. E voilá, já está pronto!! É só servir polvilhado com canela em pó.
Uma última dica é desligar a panela com o arroz bem molhadinho porque à medida que esfria ele seca.

Espero que gostem. Ah, a foto eu peguei na net. Um beijo, Cláudia.

2 comentários:

Elvira disse...

Querida Cláudia, para cadastrar o seu blog no "Cozinhas do Mundo" preciso do seu e-mail. O meu é: elvira.andre@gmail.com

Obrigada.

Um beijão de Portugal.

Ale Blanco disse...

Oi, adorei seu blog. e essa história de arroz doce para encerrar a sexta-feira santa é maravilhosa. bjos Ale (comidinhas.blig.ig.com.br)