segunda-feira, 21 de maio de 2007

Vinagre de Tomate



Encontrei este vinagre no mesmo lugar em que encontrei as favas de baunilha, cujo endereço está aqui. Como geralmente compro vinagre num outro lugar, nunca me lembro de olhar se há algum vinagre especial neste supermercado. Ele é importado da Itália mas é bem mais barato que um bom balsâmico.

Devo confessar que gosto de adicionar vinagres diferentes em saladas em temperos. Tenho em casa, além dos vinagres de vinho, de maçã e balsâmico, que são mais comuns, os vinagres de caqui (comprei na Liberdade), de jerez (comprei no Pão de Açúcar), de framboesa (comprei nos Estados Unidos) e de tomate (comprei no St Marché). Acho que eles agregam sabores inusitados às preparações.

O vinagre de tomate, em aparência, é semelhante ao balsâmico só que com uma cor marrom um pouco mais aguada que ele. Em relação ao paladar, ele é bem azedo, no entanto tem um fundo adocicado que lembra tomate seco. Com o aroma acontece o mesmo, é forte mas no final apresenta um bouquet (ai que chique!!) adocicado.


Já o utilizei para temperar saladas e em marinadas e deu super certo. Antes de escrever este post resolvi fazer uma redução do vinagre de tomate com um pouco de açúcar e o resultado foi ótimo. A única observação é que deve-se colocar mais açúcar do que quando se faz redução de balsâmico porque o de tomate é menos doce que o primeiro.

Àqueles que estranharam a presença de vinagre de tomate na marinada do meu franguinho, aqui está um comentário ilustrado sobre o mesmo. Até.

7 comentários:

Akemi disse...

Adorei a explicação, amiga! Vou ver se encontro por aqui, fiquei curiosa!

Elvira disse...

Deve ser delicioso para temperar saladas! :-)

Fer Guimaraes Rosa disse...

Clau, tambem sou tiete dos vinagres [e azeites]. tenho uma colecao, mas esse de tomates nunca tinha visto e ja vou acionar minhas habilidades investigativas, para encontra-lo asap. Adoro tomate e imagino que a mistura dele no balsamico fique divina. beijao!

laila radice disse...

adorei! acabei de conhecer um produto novo e ainda receber as devidas recomendaçoes e suas consideraçoes sobre o paladar!
Bjos

Agdah disse...

Menina, que chic!!

CARLOS VARGAS disse...

ESTOU CULTIVANDO TOMATES, PARA FAZER VINAGRE, VOU TER DENTRO DE 3 MESES, PARA COMERCIALIZAR

Unknown disse...

carlos_rvargas@yahoo.com.br


como falei, sou apaixonado por fazer vinagres, fiz até propolis, que no brasil não tem . agora estou com um plantio de 1200 pes de tomate para fzer vinagre, para comercializar, fica pronto em fevereiro.