sexta-feira, 13 de abril de 2007

Um brinde à sua majestade com quentão

Olá pessoal, como o Colher de Tacho trouxe o gengibre como Rei da Quinzena, inspirei-me a postar uma receita de quentão. Não sei se quentão só é tomado no Brasil ou se existem variações no estrangeiro também. As amigas da Europa e da América do Norte poderão tirar minha dúvida. Então, vamos à receita:

Quentão à minha moda

Foto retirada do site www.gastronomiabrasil.com


6 rodelas de gengibre (com mais ou menos 1cm de espessura)
1 kg de açúcar
algumas florzinhas de cravo
alguns paus de canela
1 litro de cachaça
2 litros de água

Coloque o açúcar e o gengibre numa panela em fogo médio. Quando começar a caramelizar adicione o cravo e a canela e deixe ficar dourado (da cor de guaraná). Junte ao caramelo a cachaça e a água e deixe ferver. A equação para finalizar a bebida é simples: quanto mais fervido menos alcoólico mas mais picante pela ação do gengibre, vai do gosto do freguês. E está pronto, é só servir bem quentinho.
Nada pode ser melhor do que uma canequinha de quentão acompanhada de pipocas bem salgadinhas numa noite fria. Brrrr!!! Espero que gostem. Um beijo.

10 comentários:

Akemi disse...

Ah, Cláu, pode apostar que iria adorar uma canequinha deste quentão! Que delícia e com pipoca! Ai ai ai!

kini disse...

Olá Cláudia,aqui em Portugal também existe quentão,principalmente nas zonas mais frias.
Bjs
Kini

Eli disse...

Ai que delícia essa canequinha de quentão! Ótima escolha.

Lídia Lopes disse...

Olá Cláudia,
A receita mais aproximada a esta que conheço é a chamada "queimada Galega", típica da província Espanhola da Galiza e que também se faz nas zonas raianas do Norte de Portugal. Devem estar a fazer uma agora em Montalegre, no Norte de Portugal, para comemorar a Sexta-Feira 13. É verdade :)
Beijos

anouska disse...

olá, cláudia. seu blog também é lindo -adorei as fotos - e delicioso! o creme de mandioquinha me pareceu maravilhoso (adoro mandioquinha que aqui no rio se chama 'batata baroa'). obrigada pela visita e volte sempre. também vou te linkar. bjs!

=]

Fer Guimaraes Rosa disse...

Claudia, aqui temos o mulled wine, que pode ser feito tambem com cidra de maçã - so que nesse nao tem alcool. eh bem comum durantes as festas de final de ano, e eh muito parecido com o nosso vinho quente. voce ferve o vinho com as especiarias, que ja veem prontas em latinhas. tintin e beijao :-)

Manu disse...

Oi Cláudia!
Amo quentão, estou doida para chegar logo junho: festas juninas e comidas típicas e gordas, que delicia!!!
Uma beijoca,

Manú

Andrea disse...

Aqui no sul quentão é feito com vinho tinto, cachaça ou vodka, paus de canela e açucar...

Andrea Nunes

Cinara disse...

Cláudia, eu não sou muito fã de quentão, mas adoro festas juninas e todas aquelas comidas típicas... Nham! Acho que você escolheu a receita perfeita para ilustrar como muitos brasileiros utilizam o gengibre. Todo mundo que eu conheço adora! ;o) Beijos e boa semana!

Valentina disse...

Claudia, quentao ou parentes nunca vi por estas bandas. Amei esta receita. Vou fazer. Num dia mais friozinho.Valeu muito.E já está lá no colher, viu?!?bjocas