Ontem, ao ligar o computador para ler os meus e-mails, o primeiro da lista tinha o seguinte assunto: Venha comer o nhoque da sorte no Dom Carlini. Lembrei-me que era dia 29 e que há uma tradição de que comer nhoque neste dia com uma nota de dinheiro embaixo do prato traz prosperidade. Não acredito nessas coisas mas inspirei-me com o nhoque. Para fugir do tradicional (e delicioso) nhoque de batata, resolvi fazê-lo de mandioquinha (batata baroa). A receita eu peguei no Terra Culinária mas, metida que sou, fiz umas modificações. Já o molho eu fiz do meu jeito. A receita é essa:
Nhoque de mandioquinha
1 kg de mandioquinha (usei 1Kg e 400 gr)
2 1/2 xícaras de farinha de trigo (usei apenas 2)
3 colheres de queijo ralado (usei 6)
1 ovo (usei 2)
sal
noz-moscada (não usei)
Cozinhe as mandioquinhas e passe-as pelo espremedor de batatas. Junte a farinha até dar o ponto de enrolar. Acrescente o queijo, o ovo, o sal e a noz-moscada. Numa superfície enfarinhada faça "cobrinhas" com aproximadamente 1 dedo de expessura e corte em pedaços de 3 cm. Cozinhe aos poucos, em água fervente até que subam à superfície. Retire, coloque em um refratário e reserve.
Molho de frango
Piquei um peito de frango em iscas pequenas. Refoguei em duas colheres de sopa de azeite, juntei dois alhos porós fatiados finamente e duas xícaras de molho de tomate. Depois de ferver por uns 10 minutos, juntei uma embalagem de cream cheese light e deixei ferver mais uns dois minutos. Fiz uma correção de sal e pronto.
Aí é só por o molho por cima do nhoque, polvilhar de queijo ralado e comer. Ficou divino, desmanchando na boca.
15 comentários:
Aí Cláudia isso é mesmo uma maravilha! Nhoque pra mim só feito em casa, aqueles prontos vendidos em supermercados pra mim é um crime. :) Esse seu pratinho com molhinho por cima está de matar!!
Só mais uma coisinha, sabia que em Goiás, batata barôa ou mandioquinha é conhecida por batata salsa?! :)
Oi Cláudia,
A receita que minha mãe me ensinou ficou quase idêntica a sua invenção. Veja lá:
http://docescoisasdavida.blogspot.com/2007/05/mandioquinha-e-camaro.html
Muito bom, né?
Abr
Ah, passou e nem lembrei dessa historia do nhoque. Mas Dona Clau, voce esta catucando a onça--ontem bolinho de cará, hoje nhoque de mandioquinha, onde vamos parar? Aqui eu uso um legume parecido, mas nao acho que ele tem garras pra segurar uma massa de nhoque. No Brasil uma vez eu fiz nhoque de inhame, Ficou uma delicia. Mas foi a ultima vez que me aventurei por essas praias. Preciso ousar mais. Obrigada pela inspiracao! ;-)
Super beijo,
Cláudia que delicia e se for verdade as notinhas melhor ainda.um beijo...Natércia.
Nada melhor que nhoque caseiro!
Tão lindo que está esse pratinho! :-)
Parecem tão fáceis de preparar...
Está com um belo aspecto...
Goretti
Ô Cláudia, que delícia!!!
Uma coisinha: cream cheese no molho!!! É T-U-D-O, em neon!!!
Amei!
Beijoca,
Manu!
Eu gosto de nhoque, mas tem anos que não como. Com mandioquinha é diferente. Gostei.
Humm, nhoque de mandioquinha (é a salsa?) deve ser um delicia! ainda mais nesse tempo friozinho, gostei da dica! =D
Clau, que delícia de nhoque! Aliás, não existe nada igual a um bom nhoque caseiro... Agora me deu fome! :o(
Beijinhos!
Claudia, para meu gosto o nhoque de mandioquinha é o mais saboroso que há!!!! E quando servido com um molho desses!!! Já experimentou com molho de carne (músculo) e funghi secci???? De babar!!!
Um abraço!
www.mangiachetefabene.wordpress.com
Claudia, para meu gosto o nhoque de mandioquinha é o mais saboroso que há!!!! E quando servido com um molho desses!!! Já experimentou com molho de carne (músculo) e funghi secci???? De babar!!!
Um abraço!
www.mangiachetefabene.wordpress.com
Realmente suas sugestões estão de arrasar, amiga! Que saudades de comer mandioquinha! Adoro mas por aqui não se encontra! :-(
Postar um comentário