quinta-feira, 3 de maio de 2007

Pimentões recheados


Como havia encontrado pimentões amarelos muito bonitos, resolvi fazer pimentões recheados no jantar de ontem. Como pimentões com recheio de carne com azeitonas desde pequena e seu sabor e aroma são muito reconfortantes para mim. Faço-os da seguinte maneira:
Coloco um pouquinho de óleo numa panela, refogo carne moída até que ela fique bem marronzinha. Adiciono cebola e alho e deixo no fogo até que amoleçam. Junto azeitonas verdes picadas, manjericão e salsinha picadinhos. Deixo no fogo por mais ou menos 5 minutos. Corrijo o sal e adiciono uma colher de sopa rasa de amido de milho dissolvida em meia xícara de chá de água, para emulsificar a carne. Deixo o amido cozinhar e desligo o fogo.
Lavo os pimentões e retiro com cuidado a parte do talo, fazendo um orifício. Retiro as sementes e os fios brancos que ficam dentro dos pimentões. Coloco a carne refogada dentro de cada pimentão dando uma pancadinha em seu fundo para que não fiquem buracos sem carne.
Fecho o orifício com uma fatia de pão (que fica uma delícia, diga-se de passagem). Depois de fechado, passo óleo nas mãos e besunto todo o pimentão, especialmente nas reentrâncias. Ajeito os pimentões num pirex e levo ao forno em temperatura alta até que a pele dele esteja bem marronzinha.



O óleo no exterior do pimentão faz com que a pele se solte facilmente quando se retira os pimentões do forno.




Servi com uma saladinha de alface americana e figos caramelizados em redução de balsâmico. Espero que tenham gostado. Um beijo.

8 comentários:

Fer Guimaraes Rosa disse...

aaah, pimentoes recheados sao o fino da bossa!! :-)) beijos,

Neuma disse...

Antes de td quero parabenizar o Pedro pelo aniversário.
Pedro, desejo a vc muita saúde, paz, amor e LUZ no seu caminho sempre.
Amiga, adorei a receita dos pimentões recheados..nunca fiz, acreditas? Mas vou fazer pois adoro pimentão :-)
Ah..canjinha...nem me fala, adoro. A da minha mami então...hum...é especial. Sinto uma saudade!
E qto as minhas vaquinhas...rsrsrs...sou bem boazinha né?
Bjos e tenha um ótimo final de semana

Eli disse...

Menina querida pimentão recheado é tudo né?! :) Sabe que faço pimentão recheado com a carne crua, é a segunda vez que vejo o mesmo sendo feito com a carne pronta e estou muito tentada a fazer. Sua saladinha é muito, muito chique. hehehe

Cláudia A. disse...

Fê, eu também acho. Amo o cheirinho dos pimentões assando. Já aguça as minhas lombriguinhas de estimação.

Neuma, pode fazer a receita que eu garanto que você e sua família vão se deliciar.

Eliana, nunca pensei em fazer pimentões recheados com carne crua. Agora também fiquei tentada a fazê-los. Obrigada pelo elogio à salada. Além de chique ela é bem saborosa.

Beijinhos.

Mangia che te fa bene disse...

Claudia, que delícia, e ainda com a saladinha chiquérrima que você fez, hummmm! Como se faz essa redução de vinagre balsâmico?
Um beijo!

www.mangiachetefabene.wordpress.com

Mangia che te fa bene disse...

Claudia, que delícia, e ainda com a saladinha chiquérrima que você fez, hummmm! Como se faz essa redução de vinagre balsâmico?
Um beijo!

www.mangiachetefabene.wordpress.com

Elvira disse...

Delícia! Tanto que eu gosto de legumes recheados! :-)

Márcia disse...

Eita, mainha fazia pimentões assim, mas nunca mais os vi na casa dela... Vou lembrá-la!
olha, queria te dar uma dica, já que vc gosta de redução de balsâmico: experimenta colocar suco de laranja junto (eu espremo a laranja direto na panela, bem na hora, só coando), um uma pitada de açúcar ou mel. Fica tuuudo!!!
Eu uso meio a meio, e é sempre sucesso lá por casa...
E sim, eu, pelo menos, gostei da receita!
;)
beijos.