quarta-feira, 16 de maio de 2007

Sopa de abóbora com lombo

Esta, até onde eu sei, foi inventada por mim. Estava no supermercado, no balcão de pertences para feijoada, vi um lombo salgado tão bonito que me inspirei a preparar esta sopa.


Sopa de abóbora com lombo
1 kg de abóbora japonesa
750 gr de lombo de porco salgado
1 litro de caldo de legumes
1 cebola picada
1 colher de sopa de alho picado
2 colheres de sopa de salsinha

Na véspera, coloque o lombo para dessalgar em bastante água. Guarde-o na geladeira e vá trocando a água várias vezes até que ele perca o excesso de sal. Como o tempo é variável, eu costumo experimentar um micropedaço da carne, ainda de molho, para sentir o sal.
Depois de dessalgado, leve o lombo a uma panela de pressão apenas com água e cozinhe até que ele fique tenro. O meu demorou 25 minutos. Retire o lombo da panela, desfie a carne e reserve.
Numa outra panela refogue o alho e a cebola, acrescente a abóbora e deixe refogar mais um pouco. Adicione o caldo de legumes e deixe cozinhar até que fique bem molinha. Depois, bata tudo no liquidificador ou com um mixer (varinha mágica) de maneira a reduzir a abóbora a purê.
Leve o lombo desfiado à panela de abóbora e deixe ferver uns 5 minutos para tomar gosto, neste momento acrescente a salsinha picada. Se engroçar demais adicione água. E voilá.


Eu decorei com alguns fiozinhos do lombo e servi com um molhinho de pimenta feito por mim. Ficou bem saborosa. Espero que gostem. Um beijo.

7 comentários:

Beatriz Belliard disse...

delciia de sopinha ! bjs

O Cravo da Índia disse...

As saudades que eu tenho de uma sopinha mais substancial, como esta:)

laila radice disse...

aiii eu quero...está linda parabens!!!e até onde eu sei a receita é inteiramente sua...hehe bjos

Natércia Ramalho disse...

Que bela sopa já comia um pouquinho mande aipela net.um beijinho...Natércia

Eli disse...

Que delícia Cláudia! Abobora é uma maravilha né?!

Silvia Arruda disse...

Eu adoro sopa de abóbora, mas nunca provei com lombo. Minha mãe costumava fazer sopa de mandioca com lombo, era uma delícia!

Valentina disse...

Claudia, gosto das tuas alqumias. As abóboras e o lombo..