sexta-feira, 11 de maio de 2007

Talharim de pupunha


Depois de quase o dia todo sem internet, consegui agora postar a ousadia que eu cometi no jantar de ontem. Há umas duas semanas vi o Alex Atala dando uma receita de talharim de pupunha à Carbonara no Fantástico. Como encontrei pupunha cortada como talharim no Pão de Açúcar, resolvi fazer o mesmo procedimento com um molho diferente. Eu fiz assim:
Cozinhei a pupunha por 20 minutos em abundante água com sal.
Para o molho utilizei 1 colher de manteiga, 1/2 cebola picada, 1 embalagem de cream cheese light, 1/2 copo de requeijão light, 1 copo de peito de peru defumado picadinho, 1/2 copo de ervilhas congeladas e sal. Derreti a manteiga, levei a cebola para refogar e adicionei os demais ingredientes e deixei levantar fervura. Como achei que estava muito grosso, adicionei leite.


Para acompanhar, fiz uns tomates cereja crocantes. Para fazê-los, tira-se as sementes dos tomates cortados ao meio, arruma-se numa pequena assadeira (eu usei a do forninho elétrico), polvilhe açúcar e sal e regue com azeite. Coloque alguns ramos de tomilho fresco e leve ao forno com temperatura alta até que o tomate libere todo o líquido. Descarte os ramos de tomilho e pode servir. O sabor é semelhante ao to tomate seco mas eles ficam crocantes quando mastigados.

A massa "fake" fez sucesso. Achei mesmo bem gostoso, além de ser menos calórico e rico em fibras, diga-se de passagem. Quando comprei a pupunha achei que ela não combinaria com o tradicional molho de tomate mas, depois de comê-la, vi que estava enganada. Bem, o jantar inspirado em Alex Atala foi este, espero que gostem. Um beijo e um ótimo Dia da Mães às que passarem por aqui.

14 comentários:

semente de sésamo disse...

Que delícia de massa... e adorei a ideia dos tomatinhos. Só não sei o que é pupunha...

Carla disse...

Feliz dia das Mães! O seu jantar teve um aspecto delicioso! Mas tenho a mesma dúvida da juinha... o que é pupunha?! é um tipo de massa?!

bjs

Diego disse...

Oi Cláudia.
Achei seu blog pelo site do Kats. E adorei. Já tá nos meus favoritos aqui. E "colei" a receita do risoto de camarão pra testar em casa.

Ah, e eu também não sei o que é pupunha...

Agdah disse...

Menina, eu me incluo à lista dos que desconhecem essa tal "pupunha"

Andrea disse...

Mais uma para a lista! Também não faço ideia do que seja =)

Lara Leal disse...

Cláudia, que delícia. Assim que encontrar a pupunha farei esta receita. Felis dia das mães. Beijos, Lara

Cláudia A. disse...

Pessoas queridas, pupunha é um tipo de palmito ecologicamente correto por não destruir a floresta amazônica, de onde se originam os demais. Eu chamei o prato de massa "fake" (falsa), por não se tratar de macarrão mas de um vegetal. A combinação fica muito boa fora o saborzinho extra que a pupunha agrega.
Obrigada pelas visitas e pelos comentários que eu amo ler. Um beijo a todos.

Neuma disse...

Claúdia..eu tb não sabia o q era pupunha..vivendo, lendo e aprendendo ;)
Desejo a vc tb um Feliz dia das Mães.
Bjos

Carla Ventura disse...

Eu amo pupunha! Conheci ha uns anos quando viajei para Belém. Deve ficar ótimo!

Joaninha disse...

Cláudia, ía deixar um comentário mas percebi que a questão que lhe queria colocar já estava respondida. Também não sabia o que era pupunha, estamos sempre a aprender e ainda bem que é assim. Obrigada pela receita e por enriquecer mais um pouco os nossos conhecimentos :-D. Bjs

Fer Guimaraes Rosa disse...

que genial isso, Claudia. eu nao sabia da existencia disso. acho que nunca nem comi esse palmito. bjs,

Mangia che te fa bene disse...

Claudia, a pupunha é uma delícia mesmo, eu nunca vi cortadinha assim, já comi tipo conserva e assada com casca e depois um pesto delicioso, adorei sua invenção!
Um beijo!

www.mangiachetefabene.wordpress.com

Anônimo disse...

My Friend Pupunha é um tipod e palmito! |ele ainda é estraido da mata em algumas partes do Brasil, tipo Paraty e região, mas em natura e sem o cetificado do Ibama ele nao pode ser comercializado!
Então, va na dica de nossa amiga, já compre ele pronto no Pão de aÇUCAR.

Unknown disse...

Olá! Por favor! Qual pão de açúcar e em qual sessão vc encontrou o macarrão de pupunha? Sei que a marca é são Cassiano, mas não encontro