Depois de quase o dia todo sem internet, consegui agora postar a ousadia que eu cometi no jantar de ontem. Há umas duas semanas vi o Alex Atala dando uma receita de talharim de pupunha à Carbonara no Fantástico. Como encontrei pupunha cortada como talharim no Pão de Açúcar, resolvi fazer o mesmo procedimento com um molho diferente. Eu fiz assim:
Cozinhei a pupunha por 20 minutos em abundante água com sal.
Para o molho utilizei 1 colher de manteiga, 1/2 cebola picada, 1 embalagem de cream cheese light, 1/2 copo de requeijão light, 1 copo de peito de peru defumado picadinho, 1/2 copo de ervilhas congeladas e sal. Derreti a manteiga, levei a cebola para refogar e adicionei os demais ingredientes e deixei levantar fervura. Como achei que estava muito grosso, adicionei leite.
Para acompanhar, fiz uns tomates cereja crocantes. Para fazê-los, tira-se as sementes dos tomates cortados ao meio, arruma-se numa pequena assadeira (eu usei a do forninho elétrico), polvilhe açúcar e sal e regue com azeite. Coloque alguns ramos de tomilho fresco e leve ao forno com temperatura alta até que o tomate libere todo o líquido. Descarte os ramos de tomilho e pode servir. O sabor é semelhante ao to tomate seco mas eles ficam crocantes quando mastigados.
A massa "fake" fez sucesso. Achei mesmo bem gostoso, além de ser menos calórico e rico em fibras, diga-se de passagem. Quando comprei a pupunha achei que ela não combinaria com o tradicional molho de tomate mas, depois de comê-la, vi que estava enganada. Bem, o jantar inspirado em Alex Atala foi este, espero que gostem. Um beijo e um ótimo Dia da Mães às que passarem por aqui.
14 comentários:
Que delícia de massa... e adorei a ideia dos tomatinhos. Só não sei o que é pupunha...
Feliz dia das Mães! O seu jantar teve um aspecto delicioso! Mas tenho a mesma dúvida da juinha... o que é pupunha?! é um tipo de massa?!
bjs
Oi Cláudia.
Achei seu blog pelo site do Kats. E adorei. Já tá nos meus favoritos aqui. E "colei" a receita do risoto de camarão pra testar em casa.
Ah, e eu também não sei o que é pupunha...
Menina, eu me incluo à lista dos que desconhecem essa tal "pupunha"
Mais uma para a lista! Também não faço ideia do que seja =)
Cláudia, que delícia. Assim que encontrar a pupunha farei esta receita. Felis dia das mães. Beijos, Lara
Pessoas queridas, pupunha é um tipo de palmito ecologicamente correto por não destruir a floresta amazônica, de onde se originam os demais. Eu chamei o prato de massa "fake" (falsa), por não se tratar de macarrão mas de um vegetal. A combinação fica muito boa fora o saborzinho extra que a pupunha agrega.
Obrigada pelas visitas e pelos comentários que eu amo ler. Um beijo a todos.
Claúdia..eu tb não sabia o q era pupunha..vivendo, lendo e aprendendo ;)
Desejo a vc tb um Feliz dia das Mães.
Bjos
Eu amo pupunha! Conheci ha uns anos quando viajei para Belém. Deve ficar ótimo!
Cláudia, ía deixar um comentário mas percebi que a questão que lhe queria colocar já estava respondida. Também não sabia o que era pupunha, estamos sempre a aprender e ainda bem que é assim. Obrigada pela receita e por enriquecer mais um pouco os nossos conhecimentos :-D. Bjs
que genial isso, Claudia. eu nao sabia da existencia disso. acho que nunca nem comi esse palmito. bjs,
Claudia, a pupunha é uma delícia mesmo, eu nunca vi cortadinha assim, já comi tipo conserva e assada com casca e depois um pesto delicioso, adorei sua invenção!
Um beijo!
www.mangiachetefabene.wordpress.com
My Friend Pupunha é um tipod e palmito! |ele ainda é estraido da mata em algumas partes do Brasil, tipo Paraty e região, mas em natura e sem o cetificado do Ibama ele nao pode ser comercializado!
Então, va na dica de nossa amiga, já compre ele pronto no Pão de aÇUCAR.
Olá! Por favor! Qual pão de açúcar e em qual sessão vc encontrou o macarrão de pupunha? Sei que a marca é são Cassiano, mas não encontro
Postar um comentário